A FAZENDA

  • Coco Verde Anão é a nossa especialidade

    Temos 17.000 plantas, todas da mesma variedade e padrão.

A Fazenda Atala foi fundada em 1999

e produz frutos, mudas e sementes de coqueiro-anão-verde em solos de zonas litorâneas e em áreas repletas de vegetação nativa no Rio Grande do Norte (RN). A empresa começou com um projeto pós-aposentadoria de seu fundador e teve como consequência uma das iniciativas de maior sucesso. Militar de alta patente e especialista em energia solar, dedica-se atualmente exclusivamente à agricultura. As primeiras sementes de coco verde plantadas na Fazenda Atala foram adquiridas da Emparn (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte), com material genético criteriosamente selecionado.

O investimento em energia solar e irrigação tornou todo o processo mais eficiente: em pouco tempo, a produtividade chegou a 300 cocos por planta/ano, dez vezes a média registrada no Brasil pelo Ministério da Agricultura. E a produção intensiva não compromete os elevados padrões de qualidade. Nossos cocos tem um volume médio de 500ml de água doce e saborosa. Com o tempo, o sucesso da Fazenda Atala rendeu outros frutos e ajuda a gerar emprego e renda em outras duas fazendas do RN: a Dom Marcolino, em Maxaranguape, e a São João, em Touros. Ambos usam técnicas avançadas de irrigação para explorar culturas de ciclo curto, como melancia, abóbora, batata, milho e mandioca.

Localização

Ocupamos uma área de quase 2 milhões de metros quadrados no quilômetro 19 da rodovia RN 064, em Ceará-Mirim (RN), a 28 km de Natal. O local é privilegiado: um aquífero de 90 metros de profundidade e poços com vazão mínima de 100 mil l/h, é fator fundamental para a alta qualidade das mudas. A plantação totalmente irrigada garante nossa produção perene.

O Fazendeiro

Don Juvenal, aviador e engenheiro, iniciou suas atividades agrícolas aos 62 anos, após servir como reserva na Força Aérea Brasileira. Encantado pelas áreas de Energia Solar e Irrigação, criou uma empresa de prestação de serviços nessa área e há cinco anos migrou para a atividade agrícola, dedicando-se exclusivamente a ela. Sua trajetória na agricultura começou com a seleção de sementes de coco, tendo adquirido todo o material genético na EMPARN. Em suas leituras de pesquisa, o Sr. Juvenal encontrou um fato interessante: o Ministério da Agricultura citou que a produtividade do Brasil na área de cocos era de 30 cocos por planta/ano. Com o eficiente trabalho realizado em nossa Fazenda, a produção, em pouco tempo, atingiu a produtividade de 300 cocos por planta/ano, mantendo um alto padrão de qualidade.